As Palavras Fugiram: Entrevista #07 - Gustavo Rosseb



O paulistano Gustavo Rosseb é formado em Rádio e TV. Traz em seu curriculo trabalhos como músico, compositor e designer. Atua também na área de cinema, na parte de direção e roteiro. "A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo - Livro 1" é o primeiro romance da série que marca sua estreia como escritor.



Sempre gostou do folclore brasileiro?
Sempre gostei de folclore brasileiro. Sempre fui fascinado pelas lendas, vira e mexe estava eu pesquisando uma coisa ou outra e guardando as informações na cabeça. Tanta história macabra, tanta história forte, tanto tema rico. Um mundo realmente nosso e que vale muito a pena cair de cabeça nele. Gosto muito.
Os pais e os avós são grande fonte de informações e talvez a maneira mais adequada de se entrar nesse mundo.


O que o levou a tomar a decisão de escrever um livro?
A escrita é algo que me acompanha há muito tempo. Desde os tempos de escola escrevia pequenos roteiros e os encenava na rua com os amigos. Compunha pra minha banda também e quando fiz 19 anos tive o contato com o cinema e a oportunidade de escrever para esse ramo.
Tinha uns rabiscos guardados, histórias ainda sem uma continuação. Quando de repente, na véspera do ano novo de 2010, comecei literalmente a escrevê-lo. Madrugadas a fio e ao final de 17 dias o primeiro rascunho de Tibor Lobato estava pronto.


O que mais o inspirou?
Sabe aquela sensação que dá quando, lá no sitio da avó ou da tia, alguém conta uma história de assombração à beira de uma fogueira? Aquele friozinho na barriga? É essa a minha inspiração. Foi esse sentimento que tentei trazer para o livro. Coisa que eu, como fã de literatura fantástica, me senti carente disso em livros e séries que li. Acredito ter trazido algo diferente por ter me inspirado em um sentimento ainda não explorado por aqui. Agora resta saber de quem o leu, se atingi ou não o meu objetivo. rs.


Fale um pouquinho sobre o seu livro :)
Trata-se de uma jornada, vivida por Tibor Lobato, sua irmã e seu amigo, durante a quaresma, nos arredores do sitio de sua avó. Uma trama foi tecida por um ser fantástico e quando é colocada em pratica, uma série de eventos estranhos e figuras singulares começam a cruzar o caminho deles. Uma corrida contra o tempo que se inicia com o Oitavo Vilarejo. Acompanhamos a vida de Tibor, 13 anos, durante pouco mais de quarenta dias, e com ele aprendemos sobre amor, amizade e coragem enquanto ele vive as mais perigosas aventuras.


Dos personagens que você criou, qual seu favorito?
Bom! Que pergunta dificil hehe.
Gosto muito de todos. Traduzo minhas visões de mundo e pontos de vista em cada um dos personagens de maneira diferente. São diversas formas individuais de se ver as coisas. Mas é claro, quando se lê o livro, acompanhamos o dia a dia de Tibor Lobato, dentro e fora de sua cabeça. Acredito ser ele o meu preferido, por ser um alguém de espirito aventureiro, que se partilha medos, manias, curiosidades e descobertas.


Como foi o processo de publicação do seu livro? E qual foi o maior obstáculo para essa publicação?
Após terminar de escrever o livro eu pensei: e agora?
Não sabia exatamente o que fazer e não conhecia nenhum autor que eu pudesse perguntar, então me pus a pesquisar. Aprendi da melhor maneira. Na raça!
Tibor Lobato foi recusado por 19 editoras durante um ano, foi quando iniciei uma divulgação via facebook e postava sempre o barulho que o livro estava fazendo - 150 leitores em um mês - aí recebi um recado da Editora Patuá sobre sentarmos e conversarmos. Aquele dia eu pulei de alegria, já tinha enviado um original para eles, mas ainda não tinha obtido uma resposta.
Acredito que a divulgação tenha dado resultado. Me disseram que avaliariam o livro e se encontrassem qualidade literária, o publicariam. Lá se foram meus dedos se acabar em figas até que, em minha caixa de e-mail, encontro o recado dizendo que meu livro seria publicado. Dormi em paz, finalmente.
O maior obstáculo foi não saber o processo, mas quando se tem vontade, se aprende. Estou sempre estudando o meio pra saber o que funciona e o que não funciona. Sou designer e músico também e pedi à editora se eu poderia ser responsável pela divulgação e a festa de lançamento. Dito e feito. Até então, participo de 95% do processo que tem dado visibilidade ao livro, juntamente à editora e meu sócio. Acredito na união, só com ela as coisas acontecem; ninguém faz nada sozinho.


Quais os seus autores favoritos?
J. K. Rowling (Harry Potter) e J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis) encabeçam essa lista que de pequena não tem nada, mas serei sucinto: Adoro quem sabe contar uma boa história e minha lista vai além dos livros.
M. Night Shyamalan (diretor e roteirista de filmes como O Sexto Sentido, Sinais, Corpo Fechado, A Vila) é uma referencia que vale ser lembrada aqui, pois a condução que ele faz pelos mistérios até a sua descoberta é realmente fascinante. Tenho mais autores que conseguem me tirar da realidade com seus livros, como: Joseph Delaney (As Aventuras do Caça Feitiço), Chico Buarque (Budapeste), Rick Riordan (Percy Jackson), James Dashner (Maze Runner), Chico Anes (Pirapato) e por aí vai.


O que acha dos blogs e sites literários?

Os considero aliados, com certeza. Além de ajudar e muito na divulgação por falar com o publico certo, trazem sempre informações bacanas e atualizadas do que tem de novo no mercado. Quando termino um livro e preciso de outro pra começar (ou seja, sempre), é aos blogs e sites literários que recorro. Os comentários dos usuários são sempre bem vindos na hora de se escolher um bom livro.


O que é fundamental para escrever um livro? Dê um conselho aos futuros autores ;)
Acredito que cada um se expresse da sua forma e que não tenha um jeito certo de se fazer. Como conselho aos futuros autores, digo o seguinte: Ouçam sempre sua imaginação!

4 Comentários:

Beatriz Ramos disse...

Enquanto leio a entrevista, vou lhe convidar você para participar do debate que terá no blog Letras e folhas!
Para mais informações: http://letrasefolhas.blogspot.com/2011/12/debate-letras-e-folhas.html :D
Te espero! :D

José Luiz disse...

ficou show a entrevista... "Aprendi da melhor maneira. Na raça!". 19 editoras perderam de publicar o livro.. massa essas histórias de quem vence

Anónimo disse...

ADOREI O LIVRO. FASCINANTE! LEMBRA MUITO O JEITO HARRY POTTER DE SE CONTAR A HISTORIA. E É SOBRE FOLCLORE BRASILEIRO.

PARABÉNS AO AUTOR.

Nicholas Nogueira disse...

Apenas respondendo à pergunta do autor, EU SENTI O FRIO NA BARRIGA, o livro é ótimo, quando começa a ler, é impossível parar. Sempre tem algo que te deixa curioso, você quer ler para saber mais. Adorei.

Parabéns ao autor e fico no aguardo do Livro 2.

Menu

Siga o blog

Follow As Palavras Fugiram

Ultimas Resenhas



Skoob

Receba a newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Blogs Parceiros

my dear library


Mais parceiros >>

Editoras Parceiras

Eu participo...

Classificação

Não perca seu tempo

É mais ou menos

Bom

Muito bom!!

Leitura obrigatória ;D


Seguidores