As Palavras Fugiram: Resenha: 1984 - George Orwell


Título Original: 1984
ISBN: 9788535914849
Páginas: 416
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Redes Sociais: Skoob.
Avaliação:
1984 é uma das obras mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Publicado em 1949, quando o ano de 1984 pertencia a um futuro relativamente distante, tem como herói o angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado gravíssimo, pois o Grande Irmão, líder simbólico do Partido que controla a tudo e a todos, “está de olho em você”.
No íntimo, porém, Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive: em seu anseio por liberdade e verdade, ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Julia, e com uma organização revolucionária secreta.

Com a explosão de livros distópicos que houve o ano passado muita gente esqueceu que esse tema já existia (aliás, muitas décadas) antes de Jogos Vorazes.
Um desses clássicos é 1984, escrito em 1948 e publicado no ano seguinte e são feitas novas edições regularmente, para provar a intemporalidade da obra.

É impressionante como 1984 influenciou a sociedade até aos dias de hoje, o exemplo mais obvio disso é o Big Brother que existe no livro e se tornou nome de reality show.
A população em 1984 é sempre vigiada por câmeras escondidas e controlada pela policia das ideias. O pensamento é crime que leva a morte. A lealdade cega e amor ao governante O Grande Irmão.

É um livro impactante que nos leva a pensar no conceito de liberdade, de humanidade e de valores morais.
O autor foi criativo o suficiente para criar um novo idioma (novafala, a unica lingua que tem menos palavras a cada ano, feita para restringir o pensamento es expressão das pessoas) e o conceito de duplipensamento (aceitar simultaneamente duas crenças contraditórias como corretas) ao enquanto escreve realisticamente e você consegue imaginar o mundo chegando naquele estado.


É um livro denso e repleto de criticas, a escrita pode assustar um pouco a quem gosta mais de leituras leves, mas não deixe de lê-lo apenas porque acha a leitura cansativa, é realmente um ótimo livro, arrisque-se a terminar a leitura.

Recomendo a todos, me fez rever o meu conceito do que define um ser humano e os limites da força de vontade das pessoas. Alguém já leu? Quais as opiniões?

1 Comentários:

Menu

Siga o blog

Follow As Palavras Fugiram

Ultimas Resenhas



Skoob

Search

A carregar...

Receba a newsletter

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Blogs Parceiros

my dear library


Mais parceiros >>

Editoras Parceiras

Eu participo...

Classificação

Não perca seu tempo

É mais ou menos

Bom

Muito bom!!

Leitura obrigatória ;D

Seguidores